O metrô contribuiu para aumentar a competitividade de Dubai em sediar eventos globais como a Expo 2020
O metrô de Dubai ultrapassou 2 bilhões de viagens desde que foi inaugurado em 9 de setembro de 2009. O anúncio foi feito pela Autoridade de Estradas e Transportes do emirado. A Linha Vermelha do metrô alcançou 1,3 bilhão de passageiros, enquanto a Linha Verde atendeu 670 milhões de passageiros desde sua inauguração.
O meio de transporte é um dos mais pontuais do mundo
A RTA também disse que o metrô de Dubai manteve uma taxa de pontualidade de 99,7% naquele período, e sua média diária de passageiros ultrapassou 616.000 passageiros em 2022, de acordo com um relatório da Emirates News Agency.
“As estatísticas revelam um aumento consistente no número de passageiros do metrô de Dubai desde o início do serviço em setembro de 2009”, disse Mattar Al-Tayer, diretor geral e presidente da RTA.
O metrô de Dubai aumenta turismo e alavanca economia
O metrô contribuiu para aumentar a competitividade de Dubai ao sediar eventos globais como a Expo 2020, que contou com a construção da Rota 2020, que se estende por 15 quilômetros e conecta sete estações.
Também desempenhou um papel no estímulo ao crescimento econômico de Dubai, impulsionando o turismo, além de contribuir para uma valorização de 12% no valor dos imóveis próximos às estações de metrô.
Projeto foi idealizado em 2009
Sheikh Mohammed bin Rashid Al-Maktoum, vice-presidente dos Emirados Árabes Unidos e primeiro-ministro e governante de Dubai, twittou no domingo como a ideia de um metrô na região era uma novidade em 2009, mas que ele lembrou como Dubai seguiu em frente com a “decisão ousada” de lançar um, e “entregou o que prometemos”.
O Metrô de Dubai tem 129 trens, 53 estações e atende mais de 600.000 passageiros por dia com pontualidade de 99,7%.
Em 2019, no décimo aniversário da inauguração do Metro, Sheikh Mohammed twittou: “Dubai Metro já foi um sonho, eu tinha 10 anos quando visitei Londres em 1959 com meu pai … insistia em ver a cabine de um trem. Cinquenta anos depois, o Dubai Metro tornou-se realidade em 2009, nada é impossível se você puder sonhar.”